Simples e eficaz

50% das infecções hospitalares reduzidas após implantação do sistema de higienização das mãos.
Há 15 anos a Organização Mundial de Saúde implantou um sistema de higienização em um hospital de Genebra, na Suiça, na tentativa de reduzir a taxa de infecção hospitalar. O resultado é uma cobertura segura de 87% da população mundial através da prática e cultura da implantação do álcool em gel em lugares estratégicos de contato entre o paciente e o prestador de serviço.

A OMS registrou em sua base de dados no último dia 4 de maio a aderência do sistema em mais de 13 mil hospitais espalhados pelo mundo. "Nossa meta era alcançar nesse período ao menos 10 mil hospitais e o que constatamos é uma aderência que se estende a mais de três milhões de leitos", conta o membro do Conselho Diretor da OMS, Didier Pittet.

A superação da meta estimada para maio de 2010 se deve as campanhas lançadas pela própria organização como, por exemplo, a "parede falante" - lembretes sobre a importância da lavagem das mãos foram espalhados pelas paredes dos hospitais como meta de conscientização dos profissionais da saúde.

Para Pittet, o monitoramento da higienização também é uma das estratégias da OMS. "Por meio de acompanhamento das infecções hospitalares depois das práticas adotadas pelas instituições chegamos a uma redução de 50%. Além disso, oito anos após lançarmos esse sistema nós calculamos o custo x eficácia da implantação do álcool em gel nas unidades de saúde e provamos facilmente a nível nacional na Inglaterra que a redução de infecções existe, sim", completa o executivo ao informar que cerca de 1,4 milhão de pacientes no mundo estão adquirindo infecções hospitalares.

Depois de comprovar a eficácia do sistema de higienização das mãos para uma cultura de segurança nas unidades de saúde, a OMS criou diretrizes oficiais para serem seguidas por todos os hospitais. "Conseguimos que 135 países aderissem a essa adoção universal", confirma Pittet.
(fonte: Saúde Business Web – artigo de Thaia Duó)

0 comentários:

Postar um comentário