Evento Mundial debate os cuidados paliativos

Será realizado no dia 8 de outubro, das 8h30min às 13h30min, no Rio de Janeiro, o 5º Evento Mundial de Cuidados Paliativos.

O encontro acontece simultaneamente em diversos países. Este ano, o tema central será "Dentro de cada um há sempre um cuidador. Descubra-o".

O objetivo é disseminar os conceitos sobre os cuidados paliativos - ações que visam fornecer conforto a pacientes com doenças graves, incuráveis e em estágio avançado –conhecido como pacientes terminais.

O tema, que causa muitas dúvidas atualmente, é tratado em uma ação de merchandisings sociais da novela "Viver a vida" (TV Globo), de Manoel Carlos.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (21) 2256-7771 ou pelo e-mail oncodante@gmail.com

Inscrições abertas para o seminário sindical sobre serviços de urgência e emergência


Nos dias 8 e 9 de outubro, vai acontecer em Belo Horizonte, o Seminário Sindical " O Trabalho nos serviços de urgência e emergência".

O evento é uma promoção da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo e a Federação Sudeste dos Médicos em parceria com o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) e o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) para discutir os principais problemas e soluções nos serviços de urgência e emergência.

Os presidentes do Sinmed-MG, Cristiano da Matta Machado; do Simesp, Cid Carvalhaes e da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Dr. José Augusto Ferreira além da secretária de Saúde de Ribeirão Preto (SP), Carla Queiroz, são alguns dos palestrantes do seminário.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3241-2811.

Veja ainda a programação.

Marketing Digital e o uso das redes de relacionamento

Na semana passada, o consultor de Marketing e sócio da Being, Bosco Couto esteve no programa 'Vertical S/A' para falar de tema da utilização das redes sociais como ferramentas de marketing. A intenção era esclarecer como as empresas podem ganhar dinheiro por meio das redes sociais.
Entre os pontos destacados por Couto, a de que escrever no twitter ou ter uma página corporativa no Facebook não significa que a empresa tenha uma estratégia de marketing digital, significa apenas que ela usa algumas redes para falar na internet. Além disso, o consultor explicou que as redes sociais praticam em sua essência um tipo de ação chamado de Buzzmarketing, ou seja, o velho e bom Boca a Boca (ou computador a computador).
As redes dão mais credibilidade do que uma propaganda convencional, porque geralmente são constituídas de pessoas desprovidas de interesses comerciais. As redes sociais são mais informais e mais diretas, em geral são interativas e colaborativas.
É importante que as empresas tenham noção, de que nessas redes, é importante ser relevante, ter conteúdo interessante e logo as pessoas vão se interessar por você ou por sua empresa. Se isto ocorrer vão falar com você, de você e sobre você. Audiência e atenção eis a chave para transformar informação em dinheiro.

Site do Grupo Biogênesis integrado com redes socias

Você já deve ter percebido algumas mudanças sutis em nosso site. Buscando a maior integração comas redes sociais, fizemos sutis alterações para que nossos clientes, parceiros e colaboradores, possam circular nos conteúdos que o Grupo Biogênesis está produzindo. Há links para nossas páginas no Orkut, Facebook, Wikipédia, Google Maps, Twitter e para o nosso blog.

Jornada Médico Juridica debate responsabilidade dos profissionais da saúde e direito tributário para médicos

Durante os duas 01 e 02 de outubro, A cidade serrana de Bento Gonçalves sedia a VII Jornada Médico Jurídica da FENAM e a II Jornada Médico Jurídica do Rio Grande do Sul. Organizados pelo Sindicato Médico do RS (Simers) e a Associação Gaúcha de Direito Médico e da Saúde (Agadimes), e com o apoio da FENAM.

Juristas e médicos do Brasil e do exterior participam debatendo temas como a responsabilidade dos profissionais da saúde, direito tributário para médicos, gestão de risco em saúde, seguro na atividade médica, direito do trabalho para médico e direitos civis e dignidade da pessoa humana, entre outros.

Outras informações podem ser encontradas no site da Agadimes: http://www.agadimes.org.br/

Pacientes da clínica Artros respondem pesquisa de satisfação

Desde que iniciamos o trabalho em parceria coma clínica Artros, em Fortaleza, desenvolvemos algumas ações com o objetivo de aprimimorar o atendimento e permitir um ganho de qualidade para os pacientes. Entre as mudanças instalamos o sistema Doctor´s. Com o sistema rodando vamos otimizar o atendimento e facilitar a gestão estratégica da recepção.

Além disso, estamos aplicamos pesquisas de satisfação com os pacientes, para avaliarmos o grau de satisfação dos pacientes com relação ao atendimento telefônico e da recepção, simpatia e cordialidade, espaço físico, limpeza, agilidade no serviço, tempo para ser atendido, marcação de consultas, postura no ambiente de trabalho e clareza ao transmitir informações.

Um plano de ação foi apresentado para as atendentes e para o médico responsável, e durante esse processo, os profissionais do Grupo Biogênesis acompanham as ações. O mais importante é que os médicos já estão percebendo a diferença no atendimento e demonstraram muita satisfação com o trabalho.

Ter equipe mais produtiva e estratétiga pode ser diferencial competitivo

Vamos começar a semana falando em gestão de pessoas. Aproveitamos uma dica do blog HSM, para repassar aos nossos leitores, cinco dicas para tornar as equipes de trabalho mais produtivas e estratégicas.

1 – Defina prioridades, explícitas, lógicas e que todo mundo entenda. O que deve ser feito primeiro quando tiver duas demandas urgentes para serem feitas? Do cliente mais chato? Do mais estratégico? Do mais rentável? Defina! Explique! Clarifique! Faça um quadro se necessário para expor isso!

2 – Faça 1 reunião de alinhamento semanal de no máximo 30 minutos. Foque em antecipar urgências da próxima semana e tarefas que estão pendentes entre os membros e terceiros.

3 – Exponha as tarefas! Na equipe, todos tem atividades que devem ser feitas no dia-a-dia, mas sem um sistema, cada um conclui, atrasa, enrola ou prioriza e ninguém fica sabendo (talvez só quando vira urgência). Quando você usa um sistema de colaboração de equipes, você expõe as atividades de todos, todo mundo vê o que tem para fazer, o que atrasou e o que está planejado. Magicamente, a produtividade começa a aumentar.

4 – Não tolere a ineficiência. Você dá feedback, conversa com o profissional, dá uma chance, dá treinamento, pede para a equipe apoiar e não tem resultados mesmo assim? É o momento de ajudar esse profissional a encontrar outro rumo.

5 – Gerencia a equipe, não as tarefas da equipe. Sabe qual a forma mais rápida de ficar totalmente sem tempo? Querer administrar o planejamento individual da equipe. Coloque metas de prazo, crie atividades bem específicas, mas nunca entre para saber se vai fazer na segunda ou terça-feira! Esse problema não cabe a você. Você pode ajudar a priorizar, mas deixe o profissional livre para gerenciar sua semana.

Este texto foi publicado, originalmente, no Blog da HSM: http://hsm.updateordie.com/

Marketing é tema de encontro de colaboradores do Grupo Biogênesis

Conforme informamos em nossa página no Twitter, realizamos um treinamento de marketing, com a participação de 10 pessoas da equipe da Biogênesis, entre elas, profissionais da área comercial, pós-venda, DH e TI.
Na ocasião, foram discutidos conceitos de marketing, tais como o marketing estratégico com foco analítico; as diferenças entre necessidade, desejo e demanda; análise de mercado, segmentação de mercado, mercado-alvo, nincho de mercado, público-alvo, posicionamento.

O objetivo é que toda a equipe possa ter um conhecimento nivelado a respeito do marketing e tenha a compreensão de negócios sob a ótica do marketing.

Código de Ética Médica é atualizado


Com os avanços da medicina o código de ética médica precisava ser revisado. Durante a IV Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), realizada de 25 a 29 de agosto, em São Paulo, representantes médicos de todo o país se reuniram para traçar as diretrizes do novo código. Entre as principais questões debatidas estavam a autonomia do paciente, os avanços tecnológicos, a relação médico-paciente e o uso de seres humanos e animais em pesquisas.

O código de ética médica foi criado em 1988 e até então nunca havia sido rediscutido. Depois de quatro dias de evento os membros das entidades médicas aprovaram a revisão do código.O vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Eduardo Santana, comemorou a aprovação. "Este é um momento de muita alegria. Conseguimos aprovar um código de ética que pudesse atender a real necessidade do exercício da medicina," apontou Santana.

"Este novo código ele atualiza a prática médica num contexto diferente. Ele engloba as perplexidades frente aos avanços tecnológicos e reafirma o respeito que o médico tem com seu paciente", apontou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade.

Com a revisão, o código de ética médica está mais enxuto e foi dividido em três partes: contém 25 princípios fundamentais, 23 direitos e 122 artigos que abrangem as obrigações e o modo de agir do médico. Para o coordenador da comissão de revisão do código de ética médica, Roberto D´Ávilla, a revisão fez com que o código ficasse de mais fácil compreensão aos médicos.

"Acho que nós fizemos o melhor código que se poderia fazer, por que os princípios fundamentais, que é parte pedagógica do código, foram ampliados; os conceitos foram melhorados e ampliados e os deveres foram mais bem explicitados. Agora, fica mais fácil os médicos se orientarem pelo código," disse D´Avilla.

Daqui a 15 dias, as atualizações aprovadas durante a Conferência serão publicadas e distribuídas aos médicos de todo o país que terão o período de 180 dias para se adaptarem às novas regras de conduta.