O ambiente da recepção

Como é bom ser bem recebido ao chegar a um lugar novo. Um ambiente limpo, organizado e coerente forma um conjunto de boas impressões tanto para quem está em sua primeira visita como para quem trabalha nesse espaço.

A recepção deve estar sempre em ordem e deve ser coordenada por profissionais com múltiplas habilidades, pois é o primeiro ponto de contato real com interação entre o cliente de saúde e o consultório, clínica ou hospital. Ela é um ponto de extrema importância nesses estabelecimentos por que geralmente interliga a maioria dos outros departamentos e transparece a organização e fluidez dos pacientes na sala de espera.

Uma recepção eficiente do ponto de vista estético deve conter os seguintes requisitos:

- Ventiladores, tetos, pisos, paredes e filtros de ar-condicionado rigorosamente limpos.

- É necessária uma área mínima para a instalação de uma recepção para trabalharem duas recepcionistas nunca inferior a 4 metros quadrados.

- Deve manter contato visual com a porta de entrada para que se prepare com o mínimo de antecedência para atender os clientes e manter contato visual com eles priorizando os aspectos de atenção aos clientes.

- As tintas acrílicas e as atóxicas são as mais indicadas porque deixam as superfícies mais lisas não permitindo fixação de partículas de poeira como acontece nas paredes mais porosas.

- Todas as lixeiras no serviço médico-hospitalares obrigatoriamente devem ter tampas para que não ocorra a contaminação do ambiente pelas bactérias e reações químicas que eliminam gases tóxicos.

- As plantas em ambiente de recepção e em escritórios que habitualmente são fechados com pouca circulação de ar, principalmente por causa dos aparelhos de refrigeração, apresentam importância na humanização dos ambientes e também por consumirem os compostos orgânicos voláteis.

- As características do mobiliário estão intimamente ligadas à produtividade dos trabalhadores. Os móveis e principalmente as cadeiras devem permitir ajustes individuais de acordo com a altura e peso do funcionário.

Esses são apenas alguns dos requisitos necessários para se obter uma recepção coerente. Nos próximos posts abordaremos outros pontos que agregam a este setor.



0 comentários:

Postar um comentário