Dia do Nutricionista - 31 de agosto.


Hoje comemora-se o dia do Nutricionista. O perfil desse profissional ampliou significativamente sua atuação, nos últimos 42 anos de regulamentação da profissão. Atualmente, esse profissional está presente em campos até pouco tempo impensáveis: hotelaria, área esportiva e marketing, redes de fast food e de inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais, dentre outros.
Segundo dados da pesquisa de Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil, realizada em 2005 pelo Conselho Federal de Nutricionistas, em todo o Brasil existem mais de 41 mil nutricionistas. O país concentra mais 300 cursos de Nutrição. Cerca de 96,5% dos profissionais são do sexo feminino. A faixa etária da maioria dos profissionais é de 26 a 40 anos. Hoje a maioria dos profissionais está atuando nas capitais brasileiras.

O Dia do Nutricionista, 31 de agosto, foi instituído em referência a data de criação da primeira associação da categoria - a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN) e, posteriormente, a atual ASBRAN.

Esses dados são significativos e demonstram o quanto este profissional é importante e merece todo o respeito. Por isso, nós do Grupo Biogênesis desejamos nesta data, sucesso e votos de parabéns aos nutricionistas.

Treinamento destaca a importância do atendimento humanizado

A equipe de treinamento do Grupo Biogênesis iniciou treinamento com cinco atendentes da Clínica Artros. A proposta é focar na qualidade do atendimento com cortesia, atenção, foco no paciente, humanização e sensibilizar as profissionais da importância e do impacto do atendimento aos pacientes.

Técnicas de telefonia, marcação de agenda e estratégias de marketing, responsáveis por favorecer a satisfação do cliente e também serão abordadas.

Além disso, a equipe do Grupo Biogênesis está traçando um plano emergencial para amenizar eventuais dificuldades no atendimento. Ao final do treinamento, a expectativa é que as atendentes da clínica possam compreender o quanto é estratégico o atendimento realizado por elas.

Clínica Artros e Glauco Almeida são os mais novos clientes do Grupo Biogênesis

Na última semana, o Grupo Biogênesis iniciou o atendimento a dois novos clientes na área de clínicas médicas em Fortaleza.

Na clínica Artros, o trabalho desenvolvido pela equipe da Biogênesis envolve os serviços de terceirização de profissionais e a implantação de software de gestão de clínicas. A proposta é aperfeiçoar o atendimento da clínica com o treinamento das atendentes, trabalhando continuamente a capacitação dos profissionais envolvidoscom o atendimento e profissionalizando a empresa com o objetivo de fidelizar os pacientes.

Já na clínica do médico do médico Glauco Almeida, o trabalho desenvolvido será de consultoria de marketing. Entre os principais objetivos estão a melhoria da qualidade do atendimento da clínica e a implementação de uma política de relacionamento junto aos pacientes.

Durante todo o processo de trabalho, a equipe da Biogênesis avalia qual a melhor alternativa para a execução dos trabalhos. Além de reuniões internas com a equipe de trabalho, encontros rotineiros são desenvolvidos com os clientes, para que haja também um acompanhamento detalhado das atividades.

Especialistas dizem como será o trabalho no futuro


Com base em mais de 20 anos de pesquisas em estruturas de empresas, Thomas Malone propõe no livro " O futuro do trabalho " um modelo para projetar ambientes de trabalho "novos e consideravelmente melhores".

Conhecido professor da Sloan, escola de administração do MIT, e um dos responsáveis por sua iniciativa para inventar as organizações do século 21, Malone sustenta que as "forças tecnológicas e econômicas" estão tornando obsoletas as estruturas do tipo "ordenar e controlar".

Por outro lado,diz, elas facilitam os modelos mais flexíveis, que agrupa sob o título de "coordenar e cultivar".No futuro, assegura Malone, a "decentralização" será intensificada, haverá maior distribuição do poder de decisão nas empresas e nos ambientes de trabalho serão "melhores" porque oferecerão mais liberdade de ação aos funcionários.

Com informações do blog http://br.hsmglobal.com/

Dia do Médico: movimento nacional reforça conquistas


Para comemorar o Dia do Médico, a Comissão Nacional Pró-SUS, Remuneração e Trabalho Médico está preparando uma mobilização por todo país para chamar atenção das bandeiras do movimento: reajuste dos honorários da tabela SUS, com a adoção da CBHPM; salário mínimo profissional de R$ 7.503,18, implantação de Plano de Cargos, Carreira e Salários e ainda uma Carreira de Estado, superando a famigerada precarização do trabalho e a ausência de médicos nos pequenos municípios e em regiões de difícil acesso. Segundo o coordenador da Comissão, Geraldo Guedes, a manifestação salientará as precárias condições de trabalho e remuneração no Sistema Único de Saúde.


Ações como atos públicos, passeatas, entrevistas coletivas, café da manhã com parlamentares, audiências públicas, visitas aos hospitais, entre outras poderão ser organizadas em cada estado através das entidades médicas regionais e com o apoio das entidades médicas nacionais. O calendário de atuação da região nordeste está sendo montado nesta tarde durante o V Fórum de Entidades Médicas do Nordeste. Em setembro serão realizados os Fóruns Sul/Sudeste, em Porto Alegre (RS), e Norte/Centro Oeste, em Campo Grande (MS) para definir também a mobilização nos estados.


As estratégias de divulgação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) também foi um dos assuntos discutidos na reunião.

Hospital de Messejana apresenta coração artificial cearense

Fortaleza irá conhecer, nesta sexta-feira, às 15h30, durante a quinta edição do Workshop de Transplante Cardíaco e Suporte Circulatório Mecânico, o primeiro projeto de coração artificial fabricado no Ceará.

A iniciativa, genuinamente cearense, integra a rede de projetos da STUDHEART, nova empresa presidida pelo empresário Beto Studart e que homenageia o seu pai, Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, um dos mais importantes diretores do Hospital de Messejana, que esteve à frente do cargo por quatro décadas.

Participam da coletiva os médicos cardiologistas Alessandro Verona (criador), Juan Mejia (chefe do setor de transplantes do Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes) e José Augusto de Sá Parente, Henrique Daniel Carvalho e Beto Studart, diretores da empresa STUDHEART.

Serviço:
Apresentação do primeiro coração artificial produzido no Ceará - Local: Hospital de Messejana – Sala Vip - Data: Sexta-feira, 21 de agosto - Horário: 15h30

Ministério da Saúde autoriza HGF fazer transplantes de fígados e pâncreas

Hospital Geral de Fortaleza, ligado ao Governo do Ceará, já pode realizar transplante de fígados e pâncreas. O credenciamento foi publicado ontem (17), no Diário Oficial pelo Ministério da Saúde. A autorização foi concedida após visita de técnicos do ministério.

Congresso debate avanços da cardiologia

“A integração da cardiologia para um coração mais saudável” é o tema do XV Congresso Cearense de Cardiologia, que ocorre entre os dias 19 e 21, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza. O evento é uma realização Sociedade Cearense de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com organização da Dinâmica Eventos. No primeiro dia do congresso, ocorre simultaneamente o VII Simpósio Norte e Nordeste de Arritmias Cardíacas.

O objetivo do congresso cearense é debater os avanços da cardiologia, proporcionando o intercambio de conhecimento entre os médicos. A programação inclui cursos pré-congresso destinado a médicos não-especialistas, que discutirão temas fundamentais da cardiologia.

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC), novas síndromes arrítmicas, cirurgia cardíaca, doença arterial coronariana (DAC) crônica são alguns dos temas abordados pelo congresso. Entre os destaques da programação estão os conferencistas: Drª Carmita Abdo (psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo), Dr Fábio Jatene (Universidade de São Paulo), Dr Gilson Feitosa (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública), Dr Fábio Vilas-Boas (Hospital Espanhol, BA) e Dr Eulógio Emílio Martinez Filho (Instituto do Coração de São Paulo).

Este ano, o Congresso Cearense de Cardiologia tem uma das metas a educação continuada da população cearense. No dia 20, quinta-feira, será realizada uma prestação de serviço da Praça dos Estressados, na Beira-mar, das 16 às 20h, informando sobre os procedimentos as pessoas devem adotar no socorro de um paciente com suspeita de parada cardíaca.

Sociedade Cearense de Cardiologia
Fundada em 1972, a Sociedade Cearense de Cardiologia congrega médicos e demais profissionais de saúde que, no Ceará, se interessam pela Cardiologia. Tem como objetivo estimular a educação médica continuada no campo da cardiologia e divulgar informações sobre as doenças cardiovasculares para a população. A associação também atua na preservação da memória da história da cardiologia cearense, difundindo uma visão humanista da cardiologia.

14 de Agosto – Dia do Cardiologista

Hoje é o Dia do cardiologista, esse profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções com o coração, a circulação sanguínea e até da cirurgia cardiovascular.
Além de lembrar a data, desejamos aos profissionais que diariamente procuram promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes.
Parabéns pelo dia de hoje!

Grupo Biogênesis revisa seu planejamento estratégico

Nessa semana, nossa equipe esteve reunida com os consultores de Marketing da empresa cearense Being. Nesse momento, o Grupo Biogênesis, faz a revisão do seu planejamento estratégico. Nessas reuniões, conduzidas com a ajuda do consultor de Marketing, Bosco Couto, os profissionais da Biogêneisis rever o que foi realizado ao longo do primeiro semestre e traça novos projetos para o segundo semestre.

Conselho de Medicina alerta para protocolos de atenção à nova gripe

O Conselho Federal de Medicina alerta os médicos que permaneçam concentrados nos protocolos de atenção à nova gripe pandêmica elaborados pelos órgãos oficiais. O objetivo é haver uniformidade da assistência, tanto do ponto de vista profilático como terapêutico.

O alerta estende-se ao fato de que, pelas características da pandemia, os protocolos podem modificar-se constantemente de acordo com a dinâmica da vigilância epidemiológica.

O Conselho lembra ainda que poderão surgir dúvidas relacionadas a aspectos éticos e os Conselhos Regionais de Medicina e o próprio Conselho Federal podem ser acionados para responder sobre o assunto.